veja o balanço do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2013

 

O site território da música fez um balanço do primeiro fim de semana do Rock in Rio, confira um resumo de tudo que marcou esta primeira parte do festival

rock-20130404175011

O Rock in Rio 2013 começou na última sexta-feira, 13 de setembro. Poderiam dizer os mais sensíveis que não é um dia bom para os negócios. Traz má sorte, acredidam alguns. Mas o maior festival de música do País não se abalou por superstições.

Houve, é claro, alguns problemas. Mas de maneira geral é possível dizer que o evento foi um sucesso. Com o público reduzido de 100 mil para 85 mil pessoas por dia – para acomodar melhor as pessoas, segundo a organização, e para atender às normas de segurança, segundo o bom senso – os três primeiros dias do Rock in Rio resultaram em um fim de semana de muita música – pop – e diversão para quem compareceu ao evento.

Houve alguma confusão nos arredores da Cidade do Rock por causa das ruas interditadas, especialmente no primeiro dia. Os portões da gigantesca Cidade do Rock – são 150 mil metros quadrados – abriram no horário marcado, assim como os shows começaram pontualmente. A exceção – sempre há alguma – foi a cantora Alicia Keys que atrasou uns bons 30 minutos para subir ao palco – justo no domingo, dia depois do qual muita gente precisa trabalhar.

Prestação de serviços

A organização do Rock in Rio conseguiu evitar, ou pelo menos melhorar, alguns problemas encontrados na edição anterior. A coleta de lixo foi mais efetiva e havia menos filas nas lanchonetes. Com o público reduzido, a circulação estava aceitável em comparação à edição de 2011.

Já o posto da Polícia montado dentro da Cidade do Rock ficou fechado. O primeiro dia do evento foi o que mais registrou furtos e confusões. E um vazamento de esgoto interditou 40 banheiros químicos de sexta para sábado. Os brinquedos foram outro ponto baixo na prestação de serviço. Não que fossem ruins, mas as filas de até 5 horas para utilizá-los eram insuportáveis. Teve quem se aventurasse.

O PROCON identificou falta de bebedouros e ambulantes cobrando álgua acima do preço. Numa operação que recebeu o nome de Serguei, o PROCON pretende fiscalizar as instalações e o comércio na Cidade do Rock durante os sete dias do festival.

Cerca de 100 volumes, entre documentos, mochilas, casacos, carteiras com documentos e cartões de créditos, foram encontrados na Cidade do Rock e enviados ao container onde está localizado o setor de “Achados e Perdidos”, logo na entrada principal da Cidade do Rock.

Atendimento médico

Segundo a organização, na sexta e no sábado 649 pessoas foram atendidas nos sete postos médicos da Cidade do Rock. A maioria dos casos está relacionada à desidratação e queda de pressão arterial. Não foram divulgados dados referentes ao domingo.

Algumas curiosidades

– As temperaturas batendo os 32ºC provocaram venda de aproximadamente três mil sorvetes por dia
– Uma única pessoa foi identificada tentando entrar na Cidade do Rock com ingresso falsificado
– 37 pessoas foram furtadas durante o show do David Guetta, na sexta-feira

Próximas atrações

O primeiro fim de semana do Rock in Rio 2013 foi marcado pela música pop. Os próximos quatro dias do evento – 19, 20, 21 e 22 de setembro – trazem atrações de música mais pesada, como Avenged Sevenfold, Iron Maiden, Metallica, Krisiun, Sepultura e Alice in Chains. Confira a programação.

Palco Mundo

19/09/2013 – 18h30 – Sepultura + Tambours du Bronx, Ghost BC, Alice in Chains, Metallica

20/09/2013 – 18h30 – Frejat, Matchbox Twenty, Nickelback, Bon Jovi

21/09/2013 – 18h30 – Skank, Phillip Phillips, John Mayer, Bruce Springsteen and the Street Band

22/09/2013 – 18h30 – Kiara Rocks, Slayer, Avenged Sevenfold, Iron Maiden

Palco Sunset

19/09/2013 – Rob Zombie, República, Dr. Sin e Roy Z, Sebastiam Bach, Alma + Hibria

20/09/2013 – Ben Harper + Charlie Musselwhite, Grace Potter + Donavon Frankenreiter, Mallu Magalhães + Ouro Negro, The Goft + Afroreggae

21/09/2013 – Gogol Bordello + Lenine, Ivo Meirelles + Fernanda Abreu + Elba Ramalho, Moraes Moreira + Pepeu Gomes + Robertá Sá, Orquestra Imperial + Lorenzo Jovanotti

22/09/2013 – Sepultura + Zé Ramalho, Helloween + Kai Hansen, Destruction + Krisiun, Andre Matos + Viper

 

Fonte: Território da Música