Resenha: Primal Fear – Delivering the Black

primalfeardeliveringcdcover

Uma das duplas mais proativas e apaixonadas pelo Metal está de volta. Claro, estamos falando do vocalista Ralf Scheepers (famoso por sua passagem pelo Gamma Ray) e do baixista Mat Sinner (conhecido pelo Sinner e por ter produzido um monte de outras bandas).

Eles são o motor do Primal Fear, que começou de forma até que despretensiosa no final da década de 1990, mas se estabeleceu como uma das bandas mais fiéis e atuantes do heavy metal. Claro que aqui não existe nada novo nem original. Afinal, o Primal Fear não se importa com isso. Desde a arte da capa, até os timbres usados e o jeitão das melodias e riffs, tudo se repete.

O curioso é que, mesmo que teoricamente o grupo se apoie em todos os clichês possíveis do metal, ao longo dos anos esse direcionamento tão claro e indesviável escolhido no início da carreira deu a eles uma sonoridade bastante própria.

Além disso, a energia de Scheppers e Sinner parece que jamais vai se esgotar e “Delivering the Black” é mais uma amostra disso. A performance do vocalista, inclusive, continua de altíssimo nível e ele não foge de nenhum agudo mesmo já beirando os 50 anos de idade.

O repertório é de certa forma simples e bastante familiar aos ouvidos dos headbangers tradicionais, mas ao mesmo tempo a execução das composições exige técnica e nunca soa datada. Essa talvez seja a mágica do Primal Fear.

E claro, com tanta coesão e coerência, fica difícil mencionar destaques. Mas é impossível ficar imune diante das rápidas “Rebel Faction” e “Inseminoid”, da contagiante “Alive and On Fire” e de “Never Pray For Justice”, que tem aquela pegada no melhor estilo Judas Priest.

A curiosidade fica por conta da passagem étnica no meio de “When Death Comes Knocking” e os pontos negativos são “One Night In December” (longa demais) e a balada “Born with a Broken Heart”.

Primal Fear – Delivering the Black

Frontiers Records

Lançamento: 2013

01. King For A Day
02. Rebel Faction
03. When Death Comes Knocking
04. Alive and On Fire
05. Delivering The Black
06. Road To Asylum
07. One Night In December
08. Never Pray For Justice
09. Born with a Broken Heart
10. Inseminoid

Fonte: Rock Online